A Missa é o centro da fé cristã. Ela atualiza todo o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. No entanto, muitas famílias encontram desafios para viver bem a celebração eucarística com seus filhos pequenos, que ainda não entendem muito bem o que se está celebrando e têm dificuldade para participar. Para ajudar os pais na missão de catequizar seus filhos na Missa, partilhamos dicas práticas que você pode aplicar de acordo com a sua realidade familiar.
Tenha atenção as necessidades básicas da criança
Os pais estejam atentos as necessidades básicas das crianças: sono, alimentação e higiene. Isso vai favorecer que elas participem bem da Missa, de forma mais tranquila.
É importante levar a criança alimentada para evitar que você precise levar comida para a Missa.
Evitar assessórios de distração
O brinquedo chama a atenção de outras crianças. Então além de você comprometer a Missa dos seus filhos, você compromete a Missa de outras famílias.
Escolher o melhor lugar para favorecer a participação das crianças
Procure sentar com os filhos nos primeiros bancos para que as crianças consigam ver o que está acontecendo no altar e se interessem mais pela celebração.
É na sensibilidade que as crianças vão ter as suas primeiras experiências afetivas. É no cheiro, no toque, no que ela escuta. Então eu prefiro sentar mais pra frente.
Evitar chegar na hora, e nunca chegar atrasado com a Missa já começada, porque senão a gente pega os piores lugares.
Alguns pais podem optar por sentar mais afastado de outras crianças porque a chance de brincar é grande. Não deixar brincar na Missa e sempre dizer que a Missa é para rezar. Mesmo que as outras crianças chamem para brincar, os pais devem dizer: a Missa não é hora de brincar, é hora de rezar. Quando acabar a Missa, vocês podem brincar.
Manter as crianças perto dos pais
Outra dica é manter as crianças perto dos pais e não deixar elas soltas passeando pela igreja. Nunca deixem as crianças ficarem andando na Missa.
Se o bebezinho está muito agitado, um dos pais pega o bebezinho dá uma voltinha e depois retorna. É uma dinâmica um pouco exigente
Os bebês geralmente ficam mais inquietos e os pais precisam ter sabedoria para administrar isso. Quanto mais novo, mais difícil é para manter quieto na Missa. Então deve se utilizar de alguns momentos, como o ofertório, para fazer a criança sair do lugar, dar uma saidinha para o banheiro, para a criança não ficar impaciente. As vezes quando está muito agitado, o pai ou a mãe vai um pouco mais para trás com o bebê para dar uma acalmada nos ânimos e depois volta.
Explicar partes da Missa
É fundamental explicar algumas partes da Missa para as crianças entenderem melhor. No período da alfabetização, a gente pode usar o folhetinho da Missa para ir atraindo a atenção da criança. Fazer ela identificar qual parte da Missa que está, pedir pra ela ler algumas palavrinhas do folheto.
Depois que os filhos entram na catequese, é aconselhável eles participarem igual aos pais participam da Missa: ficar em pé quando tem que ficar em pé, ajoelhar na hora de ajoelhar. E assim colher os frutos quando eles baterem palma, fecharem os olhos, rezarem, cantarem. É difícil, mas vale a pena.
Ter em mente que é um processo de tentativa e erro
Cada criança é diferente e cada família tem seus desafios. Por isso, é importante que os pais saibam que é um caminho de aprendizado para todos. Até que as crianças estejam catequisadas e compreendendo o valor da Missa será um processo de tentativa e erro.
Algumas crianças vão ficar mais confortáveis em Missas muito cedo, de manhãzinha, e algumas crianças vão reagir melhor em Missas no final do dia. Então, por mais que demos dicas e algumas orientações, temos que levar em consideração a questão da tentativa e erro. Também tem a questão do ambiente de onde ela está participando da Missa, se aquele ambiente favorece.
Nutrir amor e zelo pela Missa nos pais
O processo de educação é bastante exigente. Mas quando os pais nutrem o amor pela Missa e não abrem mão de participar bem dela, as crianças vão aprendendo e sendo catequisadas pelo exemplo.
Pode acontecer com os pais de saírem da Missa cansados, sem lembrar quais eram as leituras. Então é pedir a Deus misericórdia, ler as leituras antes e depois da Missa e recomeçar. Só dos pais teren amor e zelo em participar dos sacramentos, rezar com eles e permitir que eles os vejam rezando faz com que desde pequeno, os filhos compreendam o quão excelente é essa experiência.
Texto adaptado da comunidade shalom.